Mateus 7:7 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”
Você já parou para contabilizar quantos compromissos com hora marcada você teve no ano de 2010? Tudo em nossa vida parece ter uma hora marcada, no trabalho, hora marcada, na faculdade, hora marcada, pra cortar o cabelo, hora marcada, pra fazer uma consulta medica, hora marcada, pra falar com alguém importante, hora marcada, estamos vivendo espremidos entre 24 horas, que nos obrigam a ter hora marcada até pra nos alimentarmos.
Temos hora marcada para tudo.
Mas existe algo que podemos fazer sem necessidade de hora marcada, talvez pareça bom demais para ser verdade, que tenhamos acesso imediato ao Criador do universo, sem precisar ligar, marcar uma hora na agenda com uma secretaria.
Deus não nos trata como estranhos, ou como um sócio de negócios, Ele nos trata como filhos, e podemos conversar com Ele sempre que quisermos, sem ter que marcar horário.
E fica a pergunta, será que em 2010 aproveitamos bem esse privilegio que temos de podermos falar com Deus sempre que quisermos?
Estamos aqui, na Semana das primícias, nos colocando diante de Deus para termos um ano abençoado.
Mais será que basta apenas orarmos nas primeiras semanas do ano pra termos um ano todo abençoado?
A oração é essencial na vida do crente, pelo menos da vida do crente que quer ter uma vida de intimidade com Deus, que quer ter um relacionamento intenso com Ele.
“A oração é a para a alma o que a respiração é para o corpo.” Somente quem ora, pode saber dos efeitos da oração.
O dicionário Aurélio define oração como “súplica”, sem duvida, a nossa oração é uma súplica, mas nem sempre, existem orações de gratidão, de louvor, de adoração, e a nossa oração.
O desafio que quero fazer a você, é que nesse ano de 2011, dedique mais tempo para orar, para falar com Deus.
E para te encorajar, vamos hoje buscar na Bíblia alguns pontos importantes sobre o ato de orar.
Ø A oração é um chamado: Jr. 33:3 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes”.
Ø A oração é petição: assim como o Aurélio definiu, súplica: Mt 7:7 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”
Ø A oração é comunhão com Deus: A comunhão é um relacionamento íntimo, orar é conversar com Deus, é interessante observar este ponto, porque a oração é uma prática, se você tem a oração como habito em sua vida cristã, então sua oração será intima, não faltara o que conversar com Deus. As vezes ouvimos pessoas dizendo que param para orar e após alguns segundos já não tem mais o que falar com Deus. Se o crente tem a oração como um momento de comunhão com Deus, então a oração será um momento gostoso, onde a conversa irá fluir, Jesus conversava com Deus através da oração, sua vida foi um exemplo de oração ( Mt. 14:23; Mc. 14:32; Lc. 6:12 )
Porque nos devemos orar?
Ø A oração é uma ordem Bíblica: 1 Ts 5:17 “Orai sem cessar.”, Tg 4:2 “E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,”
OBSERVAR O TEMPO E VER SE DA PRA CONTINUAR...
Deus estabeleceu princípios para a oração que, sendo observados, produzirão efeitos maravilhosos, vamos observar alguns na Bíblia:
Você deve orar:
u ao Pai, em nome de Jesus – Jo. 16:23
u com fé – Mt. 21:21-22
u conforme a vontade de Deus – 1 Jo. 5:14-15
u em retidão – 1 Jo 3:22
u com humildade – Mt 6:5-6
A oração é a comunicação da Igreja, de você com Deus, O crente precisa sempre orar, não só na igreja, mais também em casa, ter seus momentos a sós com Deus.